Medalha de Honra da Cidade do Peso da Régua

No passado dia 14 de Agosto, a Câmara Municipal do Peso da Régua, em sessão celebrada no Auditório Municipal, fez a entrega da Medalha de Honra da Cidade a Agustina Bessa-Luís, a título póstumo.

Associou-se assim ao Centenário do Nascimento de Agustina, e ao mesmo tempo celebrou os 38 anos de elevação a Cidade do Peso da Régua.

 

Palavras de agradecimento pela entrega da Medalha de
Honra da Cidade do Peso da Régua
(14 de Agosto de 2023)

 

Senhora Ministra
Senhor Dr. José Manuel Gonçalves,
Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua,
Senhor Dr. Artur Soveral de Andrade,
Presidente da Assembleia Municipal
Senhor Dr. Agostinho Santa
Deputado à Assembleia da República
Senhor Engenheiro António Cunha
Presidente da CCDR-Norte
Senhoras e Senhores Deputados Municipais
Senhoras e Senhores Vereadores
Senhoras e Senhores
Permitam-me ainda que cumprimente a Senhora Dra. Maria José Lacerda, Vereadora da Cultura, pelo seu empenho nas Comemorações do Centenário de minha Mãe.
Quando olho para esta fotografia de família, escolhida por minha Mãe para a capa do seu livro de Memórias Laurentinas, que é a família que aqui em Godim se estabeleceu e cumpriu a sua história, sempre me comove, e traz recordações de tempos sonhados, e de tempos vividos.
As Memórias Laurentinas, ou as memórias dos Lourenços, cobrem toda uma época de narrativa pessoal em que se registam os costumes e o sentimento da tradição duma região cara a Agustina. Ela própria é a personagem que narra, com o nome de Maria.
Baseadas num diário de família, em que os episódios seguem a corrente da história, Memórias Laurentinas são um seguro de vida contra o esquecimento.
As coisas mudam, os lugares também. Mas ficam os apontamentos necessários para estimular a imaginação daqueles que continuam a percorrer os mesmos caminhos e a perseguir as mesmas esperanças.

*

A casa de Godim sempre foi a Casa-Mãe. Aquela que sempre acolheu, nos bons e menos bons momentos, pais, filhos e netos, e de todos eles guardou segredos, esperanças, e lhes acompanhou o destino.
Foi na casa de Godim que Agustina, com 15 anos, escreveu o seu primeiro romance – Ídolo de Barro – que se mantém inédito.
Foi na casa de Godim que escreveu dois outros romances: Água da Contradição, e Deuses de Barro, bem como inúmeros dos seus Contos e crónicas.
O Douro, as suas terras e as suas gentes, é bem sabido, foram a sua fonte de inspiração para grandes romances, sendo os mais reconhecidos – O Susto, Os Meninos de Ouro, Joia de Família, Vale Abraão e o seu último, A Ronda da Noite.
Neste romance, onde introduz memórias e melancolias, Agustina regista a intimidade dos lugares, das casas, como só nós, os que somos daqui, podemos perceber.
A Casa da Ronda, é a casa das Caldeiras; o cemitério é o de Godim, o jazigo é o de família.
Esse, o jazigo onde minha Mãe e meu Pai repousam para sempre.
Todos os dias são de boas razões para aqui vir. Sempre foram, e agora mais ainda, porque venho visitar meus Pais e Avós e Bisavós, que aqui descansam. Aqui me reencontro comigo nas suas companhias.
Mas hoje a minha vinda tem um outro motivo especial: A Câmara Municipal do Peso da Régua tem este gesto de um simbolismo tocante da entrega da Medalha de Honra, a título póstumo, a Agustina Bessa-Luís, fazendo coincidir este momento com a comemoração dos 38 anos de elevação a Cidade, e ao mesmo tempo dos Cem Anos do Nascimento de minha Mãe.
Hoje, as cidades já não têm portas, físicas, pelo menos, mas têm outras portas – a da sua Honra e da sua História - que Agustina celebrou na sua escrita, em toda a sua Obra.
A Medalha de Honra que hoje lhe é entregue, representa o reconhecimento da Cidade, o que é muito bonito de sentir, e de guardar no coração.
Agradeço muito sensibilizada a presença de todos nesta cerimónia, e a Medalha de Honra da Cidade do Peso da Régua, levo-a comigo, mas ficará à guarda de minha Mãe, junto às boas recordações que connosco partilha.

Muito obrigada.

Mónica Baldaque
Peso da Régua, 14 de Agosto de 2023

© 2024 CÍRCULO LITERÁRIO AGUSTINA BESSA-LUÍS. Todos os direitos reservados.
Administração Técnica de Website por BYDAS

ESTUDAR EM ANGOLA PPC ALTERNATIVE WEBDESIGN PORTO