Almoço Agustiniano
O Círculo Literário Agustina Bessa-Luís, incluiu nas suas atividades para este ano de 2024, a realização de um Almoço Agustiniano, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, que terá lugar no dia 22 de novembro.

O Círculo Literário Agustina Bessa-Luís, incluiu nas suas atividades para este ano de 2024, a realização de um Almoço Agustiniano, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, que terá lugar no dia 22 de novembro.
A Direcção dos Assuntos Culturais da Câmara Municipal de Paris tornou pública a deliberação de atribuir o nome de Agustina Bessa-Luís à Biblioteca Municipal de Courcelles.
"A exposição bibliográfica Agustina: pensadora entre as coisas pensadas e o catálogo que dela deriva foram, pois, o gesto simbólico com que a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), em associação com o Círculo Literário Agustina Bessa-Luís (C
Encerram-se as Celebrações do Centenário do Nascimento de Agustina, com um Colóquio Internacional na Sorbonne, em Paris, nos dias 16, 17 e 18 de Outubro.
No passado dia 14 de Agosto, a Câmara Municipal do Peso da Régua, em sessão celebrada no Auditório Municipal, fez a entrega da Medalha de Honra da Cidade a Agustina Bessa-Luís, a título póstumo.
Em ano de celebração do centenário de Agustina Bessa-Luís vai estrear na 31ª edição do Curtas Vila do Conde International Film Festival o filme "Estações da Vida. Vento da Desordem" realizado por Tomás Baltazar.
No âmbito da programação do Centenário de Agustina Bessa-Luís, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa organiza a Exposição Bibliográfica e Artística e o ciclo Agustina Leitora. Leituras de Agustina (...)
No próximo dia 18 de Outubro, entre as 10:00 e as 20:00, terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian o Colóquio comemorativo do centenário de Agustina Bessa-Luís: Agustina. O riso de todas as palavras.
No passado dia 21 de Junho, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, foi o local escolhido para a assinatura do protocolo de parceria entre 15 instituições que unem esforços na construção do programa comemorativo do centenário do nascimento
Os CTT Lisboa, homenageiam Agustina Bessa-Luís na passagem do seu Centenário(...)
O PRINCÍPIO DA INCERTEZAMANOEL DE OLIVEIRA E AGUSTINA BESSA-LUÍSCasa do Cinema01 DEZ - 05 JUN 2022 (...)
No passado dia 3 de Junho, dia que marcou os dois anos do falecimento de Agustina Bessa-Luís, foi atribuído o seu nome ao Salão Nobre da Biblioteca Municipal Palácio Galveias, por proposta da Senhora Vereadora Assunção Cristas, com a aprovação por unanimid
Entre 22 e 23 de Novembro de 2018, a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD) realizou em Vila Real o Colóquio Internacional homenageando Agustina Bessa-Luís(...)
O Círculo Literário Agustina Bessa-Luís, com o apoio da Reitoria da Universidade do Porto – Casa Comum – deu início a uma rubrica de podcast, visando a divulgação de textos de Agustina Bessa-Luís.
Se há distinção que honre Agustina Bessa-Luís é ter recebido o Prémio Eduardo Lourenço, pensador e amigo maior de Agustina.(...)
No passado dia 17 de Outubro, foi apresentado o livro Sapatos de Corda, Agustina, de Mónica Baldaque(...)
Já se encontra disponível online o mais recente número da Revista Metamorfoses V.16, N.2 de 2019, organizado pelo Professor Jorge Valentim, em Homenagem a Agustina Bessa-Luís.
O Conto, sempre foi o exercício preferido na família de Agustina, para estimular a imaginação, animar os dias, e desenvolver o sentido crítico e de justiça.(...)
A reedição do romance de Agustina Bessa-Luís, «As Pessoas Felizes» (Relógio d'Água, 2019), venceu o Prémio Livro do Ano Bertrand na categoria de Melhor Reedição de obras essenciais em prosa 2019.(...)
Lançamento do livro "Homenagem a Agustina Bessa-Luís. Conferências. Colóquio. Exposição."
A decorrer durante o mês de Outubro na Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a exposição bibliográfica Agustina: Pensadora Entre as Coisas Pensadas.
No próximo dia 17 de Outubro, terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto a jornada "Agustina: novas leituras, outras metamorfoses", organizada pela Professora Ana Paula Coutinho. (...)
Realizou-se no passado dia 21 de Setembro o 6.º Passeio Agustiniano dedicado ao romance A Alma dos Ricos, que transporta o leitor para as Terras de Ribeira Lima, Póvoa de Lanhoso. (...)
Estão abertas as incrições para o 6.º Passeio Agustiniano (...)
Terminou no passado dia 14 de Junho o Ciclo de Leituras Encenadas a partir de obras de Agustina Bessa-Luís, organizado pelo Círculo Literário em parceria com a Câmara Municipal do Porto (...)
Entrevista conduzida por Diogo Vaz Pinto a Mónica Baldaque para o jornal Sol. Edição de 10 de Março de 2019.
A Câmara Municipal do Porto em colaboração com o Círculo Literário Agustina Bessa-Luís, organizou um ciclo de Leituras Encenadas, a partir de excertos de obras de Agustina Bessa-Luís.
No âmbito das iniciativas que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro tem promovido ao longo do ano, no mesmo ano em que se assinalam os 70 anos da publicação do romance Mundo Fechado, terá lugar nos dias 22 e 23 de Novembro a realização de um Colóqu
Por iniciativa da Fundação Eng.º António de Almeida, a escritora Agustina Bessa-Luís será homenageada nos dias 15, 18 e 19 de Outubro(...)
No passado dia 29 de Setembro, o Círculo Literário Agustina Bessa-Luís realizou o 5º Passeio Agustiniano, a Vila Meã e a Travanca.(...)
A temporada 2018/2019 do Teatro Aberto abre com a aguardada apresentação da Ópera Três Mulheres com Máscara de Ferro, de Agustina Bessa-Luís, com música de Eurico Carrapatoso. Este espectáculo estreou com grande êxito em outubro de 2014 na Fundação Caloust
No ano em que se assinalam os 70 anos da publicação de Mundo Fechado, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai desenvolver um conjunto de iniciativas que pretendem dar a conhecer a obra de Agustina Bessa-Luís. (...)
Foi publicado pela Dedalus Books o livro Take Six (Six Portuguese Women Writers), uma antologia em inglês que reúne contos da autoria de seis autoras portuguesas (...)
No passado dia 14 de Dezembro deu-se a apresentação, na Biblioteca Palácio Galveias em Lisboa, do romance Deuses de Barro de Agustina Bessa-Luís, escrito pela autora aos 19 anos e que permaneceu até agora inédito. (...)
No âmbito da comemoração dos 95 anos de Agustina Bessa-Luís, no próximo dia 15 de Outubro, vão realizar-se as seguintes actividades(...)
No próximo dia 28 de Setembro, às 15h, vai ter lugar na Academia das Ciências de Lisboa, sob a presidência do Dr. Artur Anselmo, uma Sessão da Classe de Letras (...)
As primeiras obras da escritora Agustina Bessa-Luís, publicadas na editora Relógio D' Água, já estão disponíveis.
No âmbito da Feira do Livro do Porto, e no ano em que se comemoram os 95 anos da autora, nascida em Vila Meã a 15 de Outubro de 1922, vai haver uma sessão intitulada «Da Actualidade de Agustina Bessa-Luís».(...)
No passado dia 30 de Maio, foi assinado um Protocolo de Apoio Mecenático entre a Fundação Millennium BCP (...) e o Círculo Literário Agustina Bessa-Luís (...)
Foi assinado com a Relógio D’Água Editores um contrato para a edição da Obra da Escritora Agustina Bessa-Luís,(...)
No âmbito da comemoração dos 95 anos da escritora Agustina Bessa-Luís, divulgamos o programa da visita às cidades de Bragança e Zamora (...)
No seguimento de uma intervenção da escritora Inês Pedrosa numa palestra dada em Londres, e na presença de editores, agentes literários e tradutores, foi dado o primeiro passo naquela que se espera seja a primeira tradução para a língua inglesa de obras de
Tendo por objectivo a criação de «um lugar de encontro de leitores e admiradores da obra de Agustina Bessa-Luís», é com satisfação que o Círculo Literário Agustina Bessa-Luís vem informar (...)
No dia 6 de Janeiro passado presente foi assinado um Protocolo de Colaboração entre o Círculo Literário Agustina Bessa-Luís e o Círculo Dr. José de Figueiredo (...)
Vai ser apresentada a obra Agustina Bessa-Luís Ensaios e Artigos (1951-2007) que dá a conhecer a faceta periodista da autora,(...)
A LUPA, empresa dedicada à fotografia e à conservação e digitalização de colecções de fotografia, tem estado a colaborar, desde setembro de 2016(...)
Realiza-se no próximo dia 14 de Outubro no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) o Colóquio "Humores e Humor na obra de Agustina Bessa-Luís". (...)
Em 2017, Agustina Bessa-Luís fará 95 anos. O CLABL não deixará, naturalmente, de celebrar este acontecimento, pelo que está a preparar um programa (...)
No passado dia 14 de Julho deu-se a apresentação da obra O Manto, de Agustina Bessa-Luís, pela autora Inês Pedrosa (...)
A obra O Manto, publicada pela primeira vez em 1961 pela Livraria Bertrand, sai agora na Guimarães Editores no próximo dia 26 de Maio, no âmbito da Feira do Livro de Lisboa nas (...)
No próximo dia 4 de Junho (sábado), pelas 17h., realiza-se no Salão Nobre da Junta de Bagunte (Vila do Conde) uma conferência subordinada ao tema (...)
No próximo dia 20 de Maio dá-se o lançamento da obra "Idades da Escrita-Estudos sobre a obra de Agustina Bessa-Luís" de Maria do Carmo Mendes, Professora de Literatura Portuguesa da (...)
O Instituto D. António Ferreira Gomes, e o Círculo Literário Agustina Bessa-Luís, organizaram em parceria uma viagem ao Funchal, com dois objectivos: assistir à Festa da Flor, e participar (...)
No âmbito da visita cultural à Ilha da Madeira, anunciada aqui, vai ter lugar às 17h do dia 11 de Abril, com entrada livre, a sessão solene no auditório do Colégio dos Jesuítas, com moderação de Mónica Baldaque e intervenções de Teresa Nascimento e Maria d
Vai ser realizada uma visita à Ilha da Madeira no âmbito da Festa da Flor, entre os dias 8 e 13 de Abril de 2016, onde vão ser incluídas actividades em torno da obra de Agustina Bessa-Luís (...)
Vai estrear no dia 8 de Janeiro o espectáculo "A Importância de Ser Agustina Bessa-Luís", um projecto que se insere numa série de "espectáculos concebidos em série, partindo da vida e da obra de artistas cuja relevância tenha sido vital" no percurso
Este livro reúne as crónicas lidas por Agustina Bessa-Luís na Radiodifusão Portuguesa, no programa com o mesmo nome e editado pelo jornalista Mário Figueiredo (...)
Encontra-se disponível a obra Eugénia e Silvina de Agustina Bessa-Luís, nas versões Opera Omnia e capa mole. Publicada no ano de 1990 conhece agora uma revisão de texto a partir do seu manuscrito. Trata-se de um romance que tem como cenário a zona de Viseu
Encontra-se em preparação o espectáculo “A importância de ser Agustina Bessa-Luís”, dirigido e interpretado por Miguel Bonneville em co-autoria com Diogo Bento e Tiago Vieira, também eles intérpretes.
Realizou-se no passado dia 6 de Outubro a visita cultural organizada pelo Círculo Literário Agustina Bessa-Luís aos espaços onde decorre a obra (...)
Este retrato encomendado ao pintor Alberto Hébil (Arouca, 1913 – Coimbra, 1998), esteve exposto na Livraria Portugália, no Porto, por ocasião do lançamento do segundo livro da autora, (...)
No próximo dia 26 de Outubro realiza-se a visita do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís aos espaços onde decorre a obra «Eugénia e Silvina», com uma incursão
No âmbito da homenagem à escritora Agustina Bessa-Luís na Feira do Livro do Porto 2015, o ciclo "Quintas de Leitura" realiza uma sessão no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett no próximo dia 17 às 22h.
A Feira do Livro do Porto 2015 este ano presta homenagem à escritora Agustina Bessa-Luís numa série de actividades que contam com a presença de personalidades ligadas à cidade do Porto, à cultura e à investigação.
No passado dia 2 de Julho realizou-se no Porto, no Castelo de São João da Foz do Douro, no âmbito da programação do ciclo "A Foz Literária", uma conversa evocando a pintora Maria Helena Vieira da Silva pelas palavras de Agustina Bessa-Luís e Sophia de Me
Realizou-se no passado dia 3 de Julho a sessão solene de entrega do Prémio Eduardo Lourenço à escritora Agustina Bessa-Luís, representada pela filha Mónica Baldaque.
Por motivo de ajustamento do programa, foi adiado para a primeira quinzena de Outubro o Passeio Agustiniano a Viseu, no âmbito do trabalho a desenvolver este ano sobre o romance Eugénia e Silvina.
Foi reeditado em Abril pela Guimarães Editores, na Opera Omnia e na versão capa mole, a obra Crónica do Cruzado Osb. publicada pela primeira vez em 1976.
Já se encontra disponível a obra Audaces et défigurations. Lectures de la romancière portugaise Agustina Bessa-Luís sob a direcção das investigadoras Catherine Dumas e Agnès Levécot, com chancela de Les Presses Sorbonne Nouvelle (2015).
Foi anunciado no passado dia 24 de Abril, pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI) na cidade da Guarda, que a escritora Augustina Bessa-Luís foi a vencedora do Prémio Eduardo Lourenço 2015.
Será estreado no mês de Maio, nas cidades do Porto e Lisboa, o filme Visita ou Memórias e Confissões com realização do cineasta Manoel de Oliveira.
À semelhança do que ocorreu no passado ano com o romance Vale Abraão, o CLABL vai dedicar o ano de 2015 às obras A Mãe de um Rio e Eugénia e Silvina através da realização de actividades em torno do enredo destas duas obras.
Nos próximos dias 25 e 26 de Maio o Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, em colaboração com o Círculo Literário Agustina Bessa-Luís, organizam uma visita de estudo às regiões descritas nas obras
Em Dezembro de 2014 a Blimunda # 31.Revista da Fundação José Saramago, dedicou um dossier às escritoras Agustina Bessa-Luís e Sophia de Mello Breyner.
No próximo dia 16 de Janeiro será apresentada pelo Professor Miguel Tamen a obra Elogio do Inacabado de Agustina Bessa-Luís, na Biblioteca de Serralves no Porto.
Terá lugar dia 13 de Dezembro na Livraria Bertrand Cidade do Porto um debate em torno da obra de Agustina-Bessa-Luís «Os Incuráveis», com a participação do professor Gaspar Martins Pereira e moderação de Maria João Costa.
A professora Maria do Carmo Mendes apresenta no próximo dia 16 de Dezembro a obra de Agustina Bessa-Luís «Elogio do Inacabado», na Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da Festa dos Livros 2014.
No âmbito da comemoração dos 60 anos da publicação de A Sibila (1954) a Guimarães Editores lançou no mês de Outubro na colecção Opera Omnia e em versão capa mole a obra revista. Sobre a obra que veio dar o reconhecimento generalizado nas letras portugues
Foi editado em Outubro de 2014 pela Guimarães Editores na Opera Omnia a obra Os Incuráveis, publicada pela primeira vez em 1956. A obra já tinha tido nova edição nos anos de 1985 e 1986, na época dividida em dois volumes (Os retratos e Os irmãos) e retoma
Foi editado pela Guimarães Editores o conto A mãe de um Rio, ao qual se junta um CD com esse mesmo texto escrito e dito por Agustina Bessa-Luís. A gravação foi realizada originalmente para a Valentim de Carvalho em 1959, para uma colecção de autores que di
Teve lugar nos dias 14 e 15 de Outubro de 2014 o Congresso Ética e Política na obra de Agustina Bessa-Luís no Auditório 2 e Sala 1 da Fundação Calouste Gulbenkian. A iniciativa que partiu do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís contou com a presença de co
No âmbito do I Congresso Internacional dedicado à obra de Agustina Bessa-Luís, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Teatro Aberto vão apresentar em estreia mundial a ópera Três mulheres com Máscara de Ferro a partir de um texto inédito da autora.
Círculo Literário Agustina Bessa-Luís com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, vai organizar o seu 1º Congresso Internacional dedicado à Autora. Terá como tema “Ética e Política na Obra de Agustina”, e irá ter lugar na FCG, nos dias 14 e 15 de Outubro
A Fundação Calouste Gulbenkian acaba de lançar a obra “Elogio do Inacabado” que reúne cinco títulos inéditos da autora Agustina Bessa-Luís nomeadamente “Homens e Mulheres”, “As grandes mudanças”, Coração de água”, “O caçador Nemrod” e “Os meninos flutuante
O escritor Gonçalo M. Tavares recomenda “A Sibila” (1954) de Agustina Bessa-Luís para integrar a Finnegan List deste ano.
Nos dias 23 e 24 de Maio, realizou-se o passeio às Terras de Vale Abraão, integrado no programa que este ano o CLABL dedica à obra de Agustina – Vale Abraão.
Realizou-se no passado dia 23 de Maio a apresentação e prova do vinho Sibila da Sociedade Quinta do Zimbro, com sede em Ribalonga, representada por Manuel Pinto Hespanhol.
Em Março de 2014 deu-se o lançamento do livro Correspondência Agustina-Régio (1955-1968),pela Guimarães Editora.
A Editora Labirinto das Letras tem vindo a divulgar o conto "Colar de Flores Bravias", através de várias apresentações em vários pontos do país.
Foi lançado no passado dia 25 de Janeiro de 2014 o romance Espaços em Branco, o terceiro volume da trilogia Princípio da Incerteza de Agustina Bessa-Luís, traduzido para dinamarquês por Jorge Braga, nas Edições Orby.
Para homenagear a escritora, Paulo Teixeira Pinto fez esta pintura quando deu início à publicação da Opera Omnia da Guimarães Editores. Celebra o azul da tinta de escrever, no mesmo azul das edições da Opera Omnia.
Em Outubro de 2013 deu-se o lançamento do livro Caderno de Significados, na Colecção Contemplações da Guimarães Editora, com material literário inédito da autora, desde contos, a pensamentos, reflexões e outros pequenos textos.
Entre 26/28 de Setembro de 2013, realizou-se na Universidade da Madeira, no Funchal um Congresso que incluiu um painel temático patrocinado pelo CLEPUL, sobre Agustina.Foi organizadora a Professora Isabel Ponce de Leão.
“Sou grato ao colunista da “Folha de S. Paulo João Pereira Coutinho por ter sugerido que atentássemos para Agustina Bessa-Luís. E a Maria Helena Guimarães por me ter presenteado com a preciosidade que é o “Breviário do Brasil”, dessa autora impressionante,
Foi noticiado em 14/3/13 no Jornal “O Globo”, que o famoso autor de novelas, o brasileiro Manoel Carlos, vai adaptar o romance de Agustina “Vale Abraão”,numa minissérie para a televisão.
Em carta de 4 de Fevereiro de 2013, o Senhor Presidente da Classe de Letras, Professor Doutor Artur Anselmo, comunica que: "Por decisão do Plenário de Efectivos da Classe de Letras, a eminente escritora Agustina Bessa-Luís passou a Sócia-Emérita da Academ
Os Sócios Fundadores do CLABL estão a ser convidados a escrever sobre Agustina numa presença bi-mensal no Jornal As Artes entre as Letras, com o qual o Círculo celebrou um protocolo de colaboração.