Desde há muito que, junto do marido e da filha da Escritora, amigos e leitores da obra de Agustina Bessa-Luís manifestavam a vontade de criar um círculo de estudos que se debruçasse sobre a sua obra, tendo em conta a vasta produção literária da autora.
Depois de vários encontros de modo a encontrar a melhor forma de dar seguimento a este desejo, no dia quinze de Outubro de dois mil e doze, dia da comemoração do nonagésimo aniversário do nascimento da Escritora Agustina Bessa-Luís, vários cultores da sua obra literária constituíram uma associação sem fins lucrativos que adoptou a denominação de “Círculo Literário Agustina Bessa-Luís”.
O Círculo tem a sua sede inicial na Universidade Fernando Pessoa, na cidade do Porto tendo por objecto específico ser um lugar de encontro de leitores e admiradores da obra de Agustina Bessa-Luís que decidem pôr a energia associativa, através de realizações de carácter próprio – estudos, reuniões, manifestações artísticas e científicas, publicações etc. – ao serviço do conhecimento universal da sua obra.
A escritura pública de constituição foi celebrada na Universidade Fernando Pessoa no dia 15 de Outubro.
Subscreveram a escritura de constituição mais de meia centena de personalidades ligadas às letras e às artes, à Universidade Portuguesa e a diversas instituições de relevo em Portugal.
O Círculo, a propósito da celebração do 90º aniversário de Agustina, entendeu proceder à edição numerada de 350 exemplares do fac-simile do manuscrito autografado do Romance Ternos Guerreiros.
Raquel Pais criou o logotipo do CLABL partindo de um retrato de Agustina, desenhado pelo seu marido, Alberto Luís.
Concebeu um círculo desenhado à mão, aberto nos dois topos laterais, no centro do qual se inscreve o retrato. Aberto, para simbolizar a abertura do Círculo ao mundo da literatura e dos leitores; à mão, para de certo modo reflectir uma continuidade da escrita à mão da própria Agustina.