Visita cultural às Terras de Vale Abraão

Nos dias 23 e 24 de Maio, realizou-se o passeio às Terras de Vale Abraão, integrado  no programa que este ano o CLABL dedica à obra de Agustina – Vale Abraão.  O passeio foi organizado, em parceria, pelo Instituto D. António Ferreira Gomes e  o CLABL e coordenado pela Professora Isabel Ponce de Leão e o Dr. José Valle de  Figueiredo.

No primeiro dia, depois da viagem de autocarro do Porto à Régua, onde foram lidos

vários textos, enquadrando o romance e as personagens, no tempo, na paisagem e na sociedade, chegou-se à Quinta da Pacheca onde o grupo almoçou, e onde Mónica Baldaque estabeleceu um breve paralelo entre esse espaço e o filme de Manoel de  Oliveira - Vale Abraão.

A visita prosseguiu pela casa de Vale Abraão antes da chegada a Godim, onde a

Vereadora da Cultura, Dra. Maria José Lacerda, e Mónica Baldaque, descerraram uma

Placa  na casa que foi da família de Agustina. O grupo foi recebido pelos actuais donos da propriedade, Maria do Rosário e Luís Vale, que a abriram para uma visita, onde Mónica Baldaque a relacionou com a vida da autora e o filme. Referiu-se também à casa fronteira a essa, onde se filmaram as cenas passadas na casa de solteira de Ema.

De seguida, partiu-se para a Biblioteca Municipal, onde se assistiu à apresentação de três obras de Agustina e do Vinho Sibila, comemorando os 60 anos desse romance. À noite, no hotel, houve o visionamento do filme Vale Abraão. O segundo dia começou com a partida pela manhã para o Vesúvio, de comboio. Na chegada ao Vesúvio, o autocarro que já aguardava o grupo, seguiu para o restaurante, onde se almoçou. Depois do almoço visitou-se a Quinta do Vesúvio, lugar de grande significado no romance e no filme.

Regressou-se ao Porto, passando pelas terras do Vale do Douro, magníficas e grandiosas, como as descreve Agustina em várias obras suas. Passaram-se 2 dias de convívio com o imaginário agustiniano, contribuindo deste modo para uma reflexão de como nasce uma obra e se desenvolvem duas linguagens – a da escrita e a do cinema.

Consulte aqui o album fotográfico da visita.

© 2018 CÍRCULO LITERÁRIO AGUSTINA BESSA-LUÍS. Todos os direitos reservados. Agência de Comunicação BYDAS

ESTUDAR EM ANGOLA PPC ALTERNATIVE WEBDESIGN PORTO