Os Incuráveis na Opera Omnia

Foi editado em Outubro de 2014 pela Guimarães Editores na Opera Omnia a obra Os Incuráveis, publicada pela primeira vez em 1956.

A obra já tinha tido nova edição nos anos de 1985 e 1986, na época dividida em dois volumes (Os retratos e Os irmãos) e retoma agora a versão original num só volume.

Trata-se de uma saga familiar que se desenrola ao longo de 550 páginas, e onde a própria autora se faz representar através da personagem de Maria.

Sobre a obra, no dizer do Padre Manuel Antunes, “Os Incuráveis, este grande, poderoso e estranho romance.” Na obra intitulada Legúmena (Lisboa, Imprensa Nacional, 1987) o mesmo autor considera este “Um grande romance. Acaso um dos cinco ou seis maiores romances surgidos em Portugal …”

“Nesse ano, no Douro, Maria absorveu-se a penetrar minuciosamente essa recordação entrecortada, perdida, reatada através de inúmeras memórias, afectivas ou indiferentes, dos que tinham passado ou viviam ainda e que, de algum modo, comunicavam consigo.”

(…)

“E esta obra ei-la incompleta. Quantos finos e significativos rastos humanos escaparam, quantos pensamentos apenas estremecidos ficaram na sua origem! Tanta coisa pequena e morta, tanta coisa imorredoira e desperdiçada!...

Enfim, este livro, mais do que imperfeito, - exacto, porque pessoal -, este livro não acabou. Prossegue através dos corações melodiosos e sem culpa, cumpre-se para sempre nas nossas mãos manchadas de sangue. Enquanto decorrer a véspera do infinito, ele terá actualidade.”

(Agustina Bessa-Luís. Os Incuráveis. Porto, 7 de Junho de 1955)

© 2018 CÍRCULO LITERÁRIO AGUSTINA BESSA-LUÍS. Todos os direitos reservados. Agência de Comunicação BYDAS

ESTUDAR EM ANGOLA PPC ALTERNATIVE WEBDESIGN PORTO