Nova edição da obra O Manto

A obra O Manto, publicada pela primeira vez em 1961 pela Livraria Bertrand, sai agora na Guimarães Editores no próximo dia 26 de Maio, no âmbito da Feira do Livro de Lisboa nas edições da Opera Omnia e capa mole.

«A vida é como um manto em que se arrastam todas as fúrias e ternuras do mundo, e que deixa ficar por toda a parte alguma coisa do seu calor e do seu peso. O manto estende-se e envolve-se, descobre e oculta, agasalha e expõe ao frio; o manto é de farrapos imensos onde se embalou a morte Desdobra-se e parece mesquinha urdidura; chega-se aos olhos e a sua cor apaga-se; atira-se no vento e ele cobre os astros inteiramente. Todos transportam o manto nos seus ombros e o levantam à altura do coração, e deixam que ele caia no pó e o perdem nos caminhos onde acaba a história do homem.

[…] Não se lê nem se escreve o manto; não se pensa nem se move sequer. Mas todos os descontentamentos ele protege, todas as ignorâncias ele vence, todas as solidões ele inspira e transfigura. Há etapas findas, histórias contadas, almas que cumpriram, se extinguiram ou que regressaram; o manto continua a vestir a coragem e a expiação, e nele todos pertencem a um mesmo tempo, a um medo comum, a uma paz dos reis, tremenda e impraticável»

Agustina Bessa-Luís, O Manto, Guimarães Editores (2016).

© 2018 CÍRCULO LITERÁRIO AGUSTINA BESSA-LUÍS. Todos os direitos reservados. Agência de Comunicação BYDAS

ESTUDAR EM ANGOLA PPC ALTERNATIVE WEBDESIGN PORTO