Crónica da Manhã (Um Apontamento de Todos os Dias)

Este livro reúne as crónicas lidas por Agustina Bessa-Luís na Radiodifusão Portuguesa, no programa com o mesmo nome e editado pelo jornalista Mário Figueiredo, emitidas entre 06 de outubro de 1978 e 23 de fevereiro de 1979.

Nestas breves crónicas, «o milagre da comunicação pela palavra foi admiravelmente apreendido por “um trabalhador metalúrgico” (ouvinte de Loures), numa carta dirigida à escritora “pelo significado nobre e altruísta da sua crónica de 24-11[nº9]” e a quem faz “votos pela continuação de mais crónicas que como esta irradiem luz e sentido humano”» (introdução).

«A rubrica desta crónica é extremamente inspiradora. Deixa‑me pegar da pena e obrigar a imaginação em tão fantástico desafio! Só que não sei se vou encostar o ouvido ao coração da Esfinge, se vou rever os temas de Chaplin e deitar um olhar afável aos seus vagabundos que se perdem na perspectiva branca da estrada. Mas não. Não sei escrever assim, por conselho, e prévio repouso do espírito. Prefiro divagar de maneira assombrada, como os fantasmas ingleses, com a cabeça debaixo do braço. Isto é: sem cátedra e sem importância.» – Agustina Bessa-Luís

Crónica da Manhã, Guimarães Editores-Contemplações, 2015.

© 2018 CÍRCULO LITERÁRIO AGUSTINA BESSA-LUÍS. Todos os direitos reservados. Agência de Comunicação BYDAS

ESTUDAR EM ANGOLAPPC ALTERNATIVEWEBDESIGN PORTO