Audaces et Défigurations: publicado em França leituras em torno da obra de Agustina Bessa-Luís.

Já se encontra disponível a obra Audaces et défigurations. Lectures de la romancière portugaise Agustina Bessa-Luís sob a direcção das investigadoras Catherine Dumas e Agnès Levécot, com chancela de Les Presses Sorbonne Nouvelle (2015).
 
A obra reúne as reflexões apresentadas pelos diversos conferencistas no colóquio internacional "Audaces et Défigurations - Colloque Agustina Bessa-Luís", que teve lugar no Centre Calouste Gulbenkian em Paris e na Université de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle entre os dias 20 e 22 de Janeiro de 2011. 
 
De acordo com a descrição da obra agora publicada "os conceitos de ousadia e desfiguração permitem considerar a produção da escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís sob um ponto de vista plural: temático, comparativo, estético, de crítica social e textual. Juntando todos os géneros literários, procura-se aqui estudar a obra na sua totalidade como o produto de uma poética e de um humanismo, pensados pela autora» (Trad. do francês).
 
O título do colóquio, e agora da obra, foi obtido a partir de uma resposta que a autora deu ao jornal francês Libération, em 1985, quando questionada "Porque escreve?", tendo invocado "audácia e desfiguração" como duas das suas motivações.
 
A apresentação está marcada para o próximo dia 30 de Setembro no Centre Calouste Gulbenkian em Paris.
 
Pode saber mais informações sobre a obra através do link de Les Presses Sorbonne Nouvelle em: http://psn.univ-paris3.fr/ouvrage/hors-serie-ndeg3-audaces-et-defigurations-lectures-de-la-romanciere-portugaise-agustina-bessa-luis#
 
 

© 2018 CÍRCULO LITERÁRIO AGUSTINA BESSA-LUÍS. Todos os direitos reservados. Agência de Comunicação BYDAS

ESTUDAR EM ANGOLA PPC ALTERNATIVE WEBDESIGN PORTO