Agustina em destaque no Colégio dos Jesuítas (Madeira)

No âmbito da visita cultural à Ilha da Madeira, anunciada aqui, vai ter lugar às 17h do dia 11 de Abril, com entrada livre, a sessão solene no auditório do Colégio dos Jesuítas, com moderação de Mónica Baldaque e intervenções de Teresa Nascimento e Maria do Carmo Mendes intituladas: "Literatura e Turismo com a Corte do Norte: roteiros agustinianos na Madeira" e "Agustina e as Flores", respectivamente.

Segue-se a apresentação dos livros "Colar de Flores Bravias" por Ana Margarida Falcão e "Correspondência Agustina-Régio (1955-1968)" por Isabel Ponce de Leão.

No dia 12 de Abril será feita uma visita conduzida por Chantelle Valério à geografia da obra "A Corte do Norte" de Agustina Bessa-Luís, cuja acção tem lugar nesta ilha.
A obra, publicada em 1987, trata do «sentimento insular que se instaura no uso da saudade, como algo que tudo invade e imobiliza. Como uma forma civilizadora e, no entanto, precária. Este livro trata do trajecto moral de Rosalina de Sousa, senhora do Funchal e que foi baronesa de Madalena do Mar.», tendo sido adaptada ao cinema em 2008 pelo realizador João Botelho, cujo filme foi apresentado dia 9 pelo estudante de realização madeirense Vítor Magalhães.

As actividades são promovidas pelo Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, com a colaboração do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís e do Mestrado em Gestão Cultural da Universidade da Madeira.

© 2018 CÍRCULO LITERÁRIO AGUSTINA BESSA-LUÍS. Todos os direitos reservados. Agência de Comunicação BYDAS

ESTUDAR EM ANGOLAPPC ALTERNATIVEWEBDESIGN PORTO