5.º Passeio Agustiniano - Vila Meã e Travanca

No passado dia 29 de Setembro, o Círculo Literário Agustina Bessa-Luís realizou o 5º Passeio Agustiniano, a Vila Meã e a Travanca. O grupo foi recebido na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, de Amarante – Polo de Vila Meã – pela Dra. Maria José Lopes, e pelo historiador Dr. António Queirós, que, no Largo do Pelourinho, em frente à casa onde nasceu a escritora, fez uma apresentação da história da vila e das suas figuras ilustres. No auditório da Biblioteca foi exibido o documentário As Sibilas do Paço realizado por Adriano Nazaré.

O grupo seguiu para a Casa do Mato onde foi recebido pelos actuais proprietários, a Família Bessa de Carvalho. Nesta casa o Dr. António Queirós evocou a vida e obra de Joaquim Bessa de Carvalho, tio-avô da escritora, e de seu filho José Bessa de Carvalho, reconhecido Parlamentar da República.

Seguiu-se para a Casa do Paço, em Travanca, em ambiente de plena vindima, lugares em que a escritora Agustina Bessa-Luís se inspirou para escrever o romance A Sibila. Acompanharam o passeio os actores Romi Soares e Rui Osório com intervenções pontuais de leituras do romance A Sibila e d' O Livro de Agustina, integrando os participantes no enredo do romance. Os momentos musicais foram interpretados pela compositora Cristina Bacelar.

Passeio 1

Passeio 2

Passeio 3

© 2018 CÍRCULO LITERÁRIO AGUSTINA BESSA-LUÍS. Todos os direitos reservados. Agência de Comunicação BYDAS

ESTUDAR EM ANGOLA PPC ALTERNATIVE WEBDESIGN PORTO